A importância das viagens corporativas!

Tuesday September 29, 2020

Blog

A importância das viagens corporativas!



A realização de viagens corporativas faz parte da rotina das empresas. As viagens corporativas são de extrema importância, pois são esses deslocamentos que vão promover o contato e networking entre diferentes organizações, firmando parcerias e engajamento dos funcionários.

Também serve como incentivo para as equipes, contribuindo para o aumento da produtividade da empresa e principalmente para fechar ótimos negócios.

Fazer um network, este termo conhecido no mundo dos negócios, que em inglês significa rede de contatos, e quem pratica faz networking, ou seja, possui uma rede de contatos que pode lhe agregar valor, troca de informações e até uma ajuda durante algum processo de recolocação profissional.

A importância de ampliar contatos, viajar e conhecer novas culturas, novos produtos, faz as oportunidades de novos negócios surgirem e o crescimento profissional vem de brinde. 

Nas viagens corporativas ou viagens de negócios, encontramos um ambiente completamente novo, com pessoas totalmente desconhecidas, que inclusive é normal nos sentimos um tanto inseguros a princípio, mas faz com que grandes contratos sejam fechados.

Para uma viagem de sucesso indicamos criar uma planilha e nela colocar perguntas como: para qual lugar você vai, e de qual evento ou reunião participará? Quem vai estar presente ou mesmo quantas pessoas?

Essas informações são essenciais para que você se organize para incrementar sua rede de contatos.

Utilize o Linkedin a seu favor

Se possível tente pesquisar via LinkedIn quem serão os profissionais que vão participar dessa viagem e imagine qual relação pode ser estabelecida entre vocês.

Vocês têm algo em comum? Como uma formação ou experiência. Esse é um dos primeiros passos para se aproximar.

Descubra os possíveis contatos antes da chegada ao aeroporto. 

É bem comum, no caso das viagens corporativas, encontrar os participantes de uma reunião ou de um evento já no próprio aeroporto ou aeronave.

Se esse for o seu caso, aproveite para estabelecer um contato.

Entre uma conversa e outra você notará que a viagem será mais agradável e você poderá trocar várias informações importantes com outros profissionais.

A rotina e hospedagem no mesmo hotel ajudam muito!

Observe se alguém vai se hospedar no mesmo hotel, pois a rotina de eventos como congressos, seminários ou workshops é praticamente a mesma.

Todos acordam no mesmo horário, se organizam e vão tomar café da manhã, ou seja, no primeiro dia você pode não notar quem são as pessoas que estão ao seu redor, porém, a partir do segundo, alguns rostos serão lembrados com mais facilidade.

Aproxime-se, troque informações sobre o evento e a área de atuação de vocês, fale sobre a experiência que estão vivenciando.

Aproveite o máximo do evento

Amplie sua rede de contatos no próprio local do evento!

Inteirar-se sobre a empresa, cliente, assim como as pessoas que vão estar na reunião, ajuda bastante para iniciar uma conversa.

Além de deixar a pessoa e você mesmo, mais a vontade.

E é no local do evento ou em uma reunião que tudo vai se aprofundar. É possível encontrar diversos profissionais interessantes e até inusitados para ter em sua rede de contatos.

Aproveite momentos como perguntas, discussões ou uma pausa do coffee break para conversar com os demais participantes.

Sempre troque contatos com os demais

Não esqueça de trocar contatos, trocar cartão de visita ou pedir para adicionar no Linkedin.

Tenha um verdadeiro interesse ao colocar em prática o networking, você deve focar no benefício de ter novos contatos em sua rede.

Se estiver sozinho nessa viagem a trabalho, essa é a oportunidade de fazer novos colegas e saber qual é a realidade do trabalho deles em suas respectivas cidades e  empresas.

Existe uma diversidade enorme de profissionais que comparecem a eventos e reuniões fora de suas cidades, portanto, aproveite para conhecer mais sobre a área em que atua e ter contatos fora de sua região também.

Uma relação profissional surge com base na transmissão de credibilidade, portanto, invista seu precioso tempo em fazer seu marketing pessoal.

Adote uma postura aberta e amigável para que outros profissionais tenham vontade de falar com você.

Mantenha sua rede sempre atualizada, conversando com seus novos colegas sem parecer forçado demais.

Gostou das dicas que preparamos? Esperamos que elas tenham sido úteis para você e o que você ou sua empresa precisarem, basta procurar nossos especialistas: [email protected]

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das promoções e novidades: Instagram/Facebook/Linkedin

Botão para entrar em contato pelo WhatsApp