5 dicas de como fazer networking em viagens de negócios

quinta-feira maio 21, 2020

Sem categoria

5 dicas de como fazer networking em viagens de negócios



Network é um termo conhecido no mundo dos negócios, e em inglês significa rede de contatos. Quem pratica faz networking, ou seja, possui uma rede de contatos que pode lhe agregar valor, troca de informações e até uma ajuda durante algum processo de recolocação profissional. A importância de se fazer networking vai desde ampliar contatos, criar oportunidades de carreiras e de novos negócios para sua empresa. O profissional você deve cumprir uma agenda que inclui reuniões, eventos e até viagens a trabalho. 


E é baseado em viagens de negócios que vamos abordar sobre onde nos encontramos em um ambiente completamente novo, com pessoas totalmente desconhecidas, que inclusive é normal nos sentimos um tanto inseguros de fazer networking, porém, esta insegurança vai ter um fim aqui mesmo, pois nós vamos lhe oferecer dicas de como fazer networking em viagens de trabalho. Confira:


1) Organize antes de embarcar: Para qual lugar você vai, e de qual evento ou reunião participará? Quem vai estar presente ou mesmo quantas pessoas? Essas informações são essenciais para que você se organize para incrementar sua rede de contatos. Se possível tente pesquisar via LinkedIn quem serão os profissionais que vão participar dessa viagem e imagine qual relação pode ser estabelecida entre vocês. Vocês têm algo em comum? Como uma formação ou experiência. Esse é um dos primeiros passos para se aproximar.

2) Descubra os possíveis contatos antes da chegada ao aeroporto: É bem comum, no caso das viagens corporativas, encontrar os participantes da reunião ou de um evento já no próprio aeroporto ou aeronave. Se esse for o seu caso, aproveite para estabelecer um contato. Entre uma conversa e outra você notará que a viagem será mais agradável e você poderá trocar várias informações importantes com outros profissionais.

3) Observe se alguém vai se hospedar no mesmo hotel: A rotina de eventos como congressos, seminários ou workshops é praticamente a mesma. Todos acordam no mesmo horário, se organizam e vão tomar café da manhã. Ou seja, no primeiro dia você pode não notar quem são as pessoas que estão ao seu redor, porém, a partir do segundo, alguns rostos serão lembrados com mais facilidade. Aproxime-se, troque informações sobre o evento e a área de atuação de vocês, fale sobre a experiência que estão vivenciando.


4) Amplie sua rede de contatos no próprio local do evento: Você já começou a praticar networking desde o aeroporto, mas é no local do evento ou em uma reunião que tudo vai se aprofundar. É possível encontrar diversos profissionais interessantes e até inusitados para ter em sua rede de contatos. Aproveite momentos como perguntas, discussões ou uma pausa do coffee break para conversar com os demais participantes. Não esqueça de trocar contatos, trocar cartão de visita ou pedir para adicionar no LinkedIn.

5) Tenha um verdadeiro interesse: Ao colocar em prática o networking, você deve focar no benefício de ter novos contatos em sua rede. Se estiver sozinho nessa viagem a trabalho, essa é a oportunidade de fazer novos colegas e saber qual é a realidade do trabalho deles em suas respectivas cidades e  empresas. Existe uma diversidade enorme de profissionais que comparecem a eventos e reuniões fora de suas cidades, portanto, aproveite para conhecer mais sobre a área em que atua e ter contatos fora de sua região também.

Uma relação profissional surge com base na transmissão de credibilidade, portanto, invista seu precioso tempo em fazer seu marketing pessoal, adotando uma postura aberta e amigável para que outros profissionais tenham vontade de falar com você. Mantenha sua rede sempre atualizada, conversando com seus novos colegas sem parecer forçado demais.

Gostou das dicas que preparamos? Esperamos que elas tenham sido úteis para você e o que você ou sua empresa precisarem, basta procurar nossos especialistas: [email protected]

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das promoções e novidades: insta/face/LinkedIn

Botão para entrar em contato pelo WhatsApp