Com mais de 25 anos de experiência no setor de turismo, podemos afirmar que a locação de veículos é um dos serviços mais problemáticos para agências de viagens e empresas. Além de gerar prejuízos significativos, envolve muitos riscos.
Confira os principais:
1. Estacionamento
Risco: Estacionar o carro alugado em vias públicas, ruas ou qualquer lugar que não seja um estacionamento regulamentado, coberto e com seguro pode resultar em roubo, furto ou sequestro, dentre outras avarias. Nesses casos, a proteção contratada não cobre o prejuízo.
Consequência: A empresa ou o condutor será responsável por pagar o valor integral do veículo, além de taxas administrativas e o aluguel acumulado até o ressarcimento.
Dica: Sempre estacione em locais regulamentados, com seguro e cobertos.
2. Colisões e Acidentes
Risco: Se o condutor for culpado em uma colisão, conduzir de maneira perigosa, sob influência de álcool, ou não estiver autorizado pela locadora, dentre outras ocorrências, a cobertura de proteção será anulada.
Consequência: A empresa terá que arcar com os custos de reparo do carro alugado e de veículos de terceiros envolvidos, além de taxas administrativas e o aluguel não utilizado, entre outros custos.
Dica: Garanta que apenas motoristas autorizados conduzam os veículos alugados, reforçando a importância de dirigir dentro das leis de trânsito e em condições legais. Mesmo com cuidados, em caso de acidentes, independentemente de culpa, haverá prejuízos financeiros, legais e burocráticos.
3. Más Práticas com o Veículo
Risco: Ignorar sinais de falha no painel ou dirigir com o pneu furado pode ser considerado mau uso. Não verificar o prazo para a revisão do veículo, entre outras práticas que as locadoras consideram inadequadas, também pode causar prejuízos.
Consequência: Custos adicionais para reparos serão cobrados da empresa ou do condutor. A extensão dos danos definirá o valor a ser pago.
Dica: Atenda a qualquer sinal de falha no veículo, verifique o tempo da revisão e entre em contato imediatamente com a locadora, seguindo suas orientações.
4. Procedimentos de Documentação
Risco: Não seguir os procedimentos necessários, como registrar boletins de ocorrência nos prazos estipulados em casos de furto ou acidente, dentre outros procedimentos não feitos, podem afetar a cobertura de proteção.
Consequência: Perda da proteção contratada e possíveis multas ou penalidades.
Dica: Tenha sempre um procedimento claro e definido para comunicar eventos adversos e garanta que todos os motoristas saibam como agir.
5. Revisão de Contratos
Risco: Não compreender os detalhes do contrato de locação pode levar a surpresas desagradáveis.
Consequência: Cobranças inesperadas, como taxas de coparticipação, quilometragem excedente ou custos de manutenção.
Dica: Revise atentamente os contratos de locação e esclareça todas as condições com a locadora.
6. Quilometragem Limitada – Locações Mensais
Risco: Em algumas locações mensais, há limitação de quilometragem por mês.
Consequência: Cobranças inesperadas por quilometragem adicional.
Dica: Atente-se na hora da escolha da tarifa e revise atentamente as condições gerais e os contratos de locação e esclareça todas as condições com a locadora/ CEO Travel.
7. Revisões Programadas
Risco: Uma das obrigações do locatário é estar atento à manutenção preventiva, que deve ser realizada conforme indicado no manual do fabricante, disponível no porta-luvas do veículo.
Consequência: Caso o locatário não realize a revisão necessária, a empresa terá que arcar com custos e multas aplicadas à locação.
Dica: Ao retirar o veículo, questione sobre a próxima revisão e confira o manual do fabricante.
A locação de veículos pode ser uma solução prática para empresas, mas exige cuidados e responsabilidades. Estar atento aos detalhes, amparado pelo jurídico e seguindo os procedimentos corretos pode evitar prejuízos financeiros e danos à reputação da sua empresa.
Espero que estas informações sejam úteis para alertar os responsáveis por viagens corporativas sobre os riscos envolvidos.
Confira os contratos públicos das principais Locadoras de carros: